quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Aracaju é sede do 5º SBPJor

Aracaju, capital do estado de Sergipe, o menor da Federação, irá sediar na próxima semana o 5° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A cidade acolherá por três dias os principais pesquisadores da área e se tornará uma das primeiras cidades do Nordeste a receber o encontro.

Com uma área de 181,8 km², Aracaju é limitada pelos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. A cidade apresenta um clima agradável e neste verão convida a todos para desfrutar o seu litoral, formado por seis praias principais: Mosqueiro, Refúgio, Náufrago, Robalo, Aruana e Atalaia.
.
A praia de Atalaia, dotada de uma das mais belas orlas do litoral brasileiro, é parada obrigatória para qualquer visitante. A Orla de Atalaia, como é conhecida, abriga hotéis, restaurantes, pista de skate, praças, estátuas de personalidades em tamanho real, oceanário, centro de artesanato, autódromo, pista para aeromodelismo, playgrounds, quadras esportivas e galeria de arte. Opções de lazer não faltam.

Mas Aracaju não é só diversão, é história também. A aproximadamente dez quilômetros da Universidade Federal de Sergipe, onde acontece o encontro, os visitantes podem circular pelo Centro Histórico. Uma boa opção é começar o passeio como o imperador D. Pedro II fez há tempos atrás, ao desembarcar na Praça Fausto Cardoso. As palmeiras imperiais ainda estão lá para “contar a história". Na própria Ponte do Imperador, construída para recebê-lo, você poderá ver a maquete dos tempos antigos desta cidade.

Ao chegar ao Centro Histórico, mais uma visita torna-se indispensável: os mercados municipais. Você terá acesso a um rico artesanato, que reflete a cultura do povo sergipano.

Outro ponto turístico é a Colina do Santo Antônio, lugar onde surgiu a cidade. Lá você terá uma visão privilegiada de grande parte de Aracaju e entenderá o porquê da escolha deste local para ser a capital do Estado.

A culinária sergipana é outro aspecto que merece destaque. Para prová-la, não precisa ir muito longe. Na própria Orla de Atalaia você irá encontrar a Passarela do Caranguejo. A atração oferece diversos bares que ofertam, além do típico caranguejo, as famosas moquecas de frutos do mar. Em alguns restaurantes ainda tem apresentação de artistas locais e do autêntico forró pé-de-serra.

Agora que você já foi apresentado à cidade sede do encontro, escolha o seu roteiro e desfrute destas dicas para tornar sua viagem ainda mais especial. Seja bem-vindo!
.
Saiba mais sobre o turismo em Aracaju: 1 :: 2 :: 3

Nenhum comentário: