O 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que será realizado de 15 a 17 de novembro em Aracaju, conta com o apoio de diversos órgãos e instituições. Esse resultado foi fruto do esforço conjunto da organização nacional, representada pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), e o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Governo Federal, Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB), Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de NívelSuperior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico (CNPq) são os principais patrocinadores do evento.
Para esta edição do encontro, são esperadas mais de 400 pessoas do Brasil e de outros países. Segundo os organizadores, pelo porte do evento e da infra-estrutura a ser mobilizada, as parcerias firmadas com as empresas e instituições são fundamentais.
A importância de apoiar o encontro é enfatizada pelos parceiros, a exemplo do secretário Municipal de Comunicação Social, Carlos Cauê. "Por ligar-se efetivamente à ciência da comunicação, a Prefeitura de Aracaju considerou fundamental apoiar este evento, pois estamos apostando no futuro do jornalismo e da comunicação como profissão e ciência", disse o secretário.
Já o presidente do Sindijor, George Washington, diz que a iniciativa dos pesquisadores potencializará em Aracaju as discussões sobre a profissão e os meios de comunicação. "Apoiar um evento como esse fortalece não só o ensino na nossa área, como também o sindicato, que defende a ampliaçãoconstante dos espaços de discussões sobre o jornalismo brasileiro emundial", pontuou o presidente.
O Banco do Nordeste enfatizou a necessidade de fortalecer a pesquisa científica em Sergipe. “Para o Banco do Nordeste, patrocinar o evento é uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica no Estado de Sergipe, especialmente numa área de grande interesse como a comunicação, e incentivar a implantação do Curso de Mestrado na Universidade Federal de Sergipe, tão esperado pela comunidade acadêmica e pelos jornalistas profissionais”, disse Ana Paula Teixeira, assessora de comunicação do BNB em Sergipe.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Inscrições prorrogadas
Profissionais, pesquisadores e estudantes de jornalismo ganharam mais tempo para realizar suas inscrições para a 5ª edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que ocorrerá na Universidade Federal de Sergipe. Até o dia 9 de Novembro, os interessados em participar do congresso podem entrar em contato através do email da Secretaria Oficial do congresso (secretaria5sbpjor@sbpjor.org.br) ou pelo telefone (79) 2105-6926, no horário das 8h30 às 12h.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Aracaju é sede do 5º SBPJor
Aracaju, capital do estado de Sergipe, o menor da Federação, irá sediar na próxima semana o 5° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A cidade acolherá por três dias os principais pesquisadores da área e se tornará uma das primeiras cidades do Nordeste a receber o encontro.Com uma área de 181,8 km², Aracaju é limitada pelos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. A cidade apresenta um clima agradável e neste verão convida a todos para desfrutar o seu litoral, formado por seis praias principais: Mosqueiro, Refúgio, Náufrago, Robalo, Aruana e Atalaia.
.
A praia de Atalaia, dotada de uma das mais belas orlas do litoral brasileiro, é parada obrigatória para qualquer visitante. A Orla de Atalaia, como é conhecida, abriga hotéis, restaurantes, pista de skate, praças, estátuas de personalidades em tamanho real, oceanário, centro de artesanato, autódromo, pista para aeromodelismo, playgrounds, quadras esportivas e galeria de arte. Opções de lazer não faltam.
Mas Aracaju não é só diversão, é história também. A aproximadamente dez quilômetros da Universidade Federal de Sergipe, onde acontece o encontro, os visitantes podem circular pelo Centro Histórico. Uma boa opção é começar o passeio como o imperador D. Pedro II fez há tempos atrás, ao desembarcar na Praça Fausto Cardoso. As palmeiras imperiais ainda estão lá para “contar a história". Na própria Ponte do Imperador, construída para recebê-lo, você poderá ver a maquete dos tempos antigos desta cidade.
Ao chegar ao Centro Histórico, mais uma visita torna-se indispensável: os mercados municipais. Você terá acesso a um rico artesanato, que reflete a cultura do povo sergipano.
Outro ponto turístico é a Colina do Santo Antônio, lugar onde surgiu a cidade. Lá você terá uma visão privilegiada de grande parte de Aracaju e entenderá o porquê da escolha deste local para ser a capital do Estado.
A culinária sergipana é outro aspecto que merece destaque. Para prová-la, não precisa ir muito longe. Na própria Orla de Atalaia você irá encontrar a Passarela do Caranguejo. A atração oferece diversos bares que ofertam, além do típico caranguejo, as famosas moquecas de frutos do mar. Em alguns restaurantes ainda tem apresentação de artistas locais e do autêntico forró pé-de-serra.
Agora que você já foi apresentado à cidade sede do encontro, escolha o seu roteiro e desfrute destas dicas para tornar sua viagem ainda mais especial. Seja bem-vindo!
.
Assinar:
Comentários (Atom)